Março 30, 2021

Hipnose Clinica utilizada na fibrilação atrial

(ANSA) – 9 de Janeiro de 2019 – A Hipnose Clínica tem sido usada para operar a fibrilação atrial, uma condição cardíaca, pela primeira vez na Itália.

A Hipnose foi usada com o propósito analgésico, afirmam os médicos.

O Dr. Luca Bacino usou-a na sala de eletrofisiologia do Hospital San Paolo na cidade noroeste de Savona.

Bacino introduziu a hipnose na prática clínica graças à colaboração com o Centro de arritmologia do Hospital Cardinal Massaia em Asti, no norte de Turim, após frequentar a escola italiana de Hipnose, CIICS, em Turim.

A operação de quinta-feira foi uma ablação de fibrilação atrial.

Demora regularmente mais de três horas e a politerapia local e sistémica é geralmente necessária para fins analgésicos e anestésicos para conseguirem realizar a operação.

Bacino afirma que “graças à Hipnose Clínica durante a intervenção é possível reduzir drasticamente o uso de anestésicos e analgésicos e tornar o procedimento ainda mais tolerado”.

Ele afirmou que “a Hipnose Clínica ainda não é bem conhecida e pouco aplicada no campo médico e particularmente durante procedimentos cardíacos com o propósito analgésico, mas o seu potencial é extraordinário, na medida em que pode reduzir ao mínimo o uso de medicamentos convencionais e, além disso, o procedimento é muito mais tolerável.

“A hipnose em eletrofisiologia é sem dúvida uma novidade a nível internacional e o seu uso cada vez mais extenso poderá melhorar drasticamente o trabalho diário do cardiologista interveniente.

A ablação por fibrilação atrial é um procedimento usado para tratar um ritmo cardíaco irregular (arritmia) que começa nas câmaras superiores do coração (átrios). É um tipo de ablação cardíaca, que funciona cicatrizando ou destruindo tecidos no coração para interromper sinais eléctricos defeituosos que causam arritmia.

A ablação por fibrilação atrial pode ser usada se medicamentos ou outras intervenções para controlar um ritmo cardíaco irregular não funcionarem. Raramente, é a primeira escolha de tratamento para a fibrilação atrial.

O tratamento da fibrilação atrial geralmente melhora os sintomas, como fadiga e falta de ar. Sem tratamento, a fibrilação atrial tende a piorar com o tempo.

 

Tradutora do artigoSónia Lucas, Hipnoterapeuta Clínica pela London College of Clinical Hypnosis (https://www.lcchportugal.com/ ), membro e faz parte dos Órgãos sociais da AHCP – Associação de Hipnose Clínica de Portugal, (https://www.ahcp.pt/) , onde pode ver a lista dos Hipnoterapeutas clínicos autorizados a exercer a prática em Portugal e que têm supervisão clínica

 

 

Artigo original:

http://www.ansa.it/english/news/science_tecnology/2020/01/09/hypnosis-used-in-atrial-fibrillatiion-op_169628a1-8802-4102-9a09-801aa5aef949.html?fbclid=IwAR35MI_2zETXmIgYg69qWS4hpdY81T5ha1-d_AamRSxzFrhQlp766_sbn6k