Março 23, 2021

A curadora prática de auto-hipnose

A Hipnose soa muitas vezes a algo assustador para muitas pessoas. Você “ irá fundo” e talvez perca o controlo sobre a sua mente e suas funções. Outra pessoa estará a dar-lhe sugestões que pode gostar ou não. Pode ser difícil para alguém que experienciou trauma ou que não confia facilmente, trabalhar com um Hipnoterapeuta e deixar-se ir de uma forma que permita a cura e a mudança acontecer.

 

A auto hipnose é uma forma inofensiva de manter o controlo e alcançar muitos dos mesmos benefícios ao trabalhar com um Hipnoterapeuta para mudar comportamentos. A hipnose pode ajudar em muitos campos como a gestão do stress e ansiedade, na perda de peso e mudanças alimentares, na confiança e habilidades em apresentações. Com a Hipnose Clínica pode ter ajuda para estudar de forma eficiente, lembrar-se de coisas para testes, recorrer a informação na sua mente quando precisa no trabalho, e de forma geral acalmar-se de forma a manter-se receptivo ao longo do seu dia. A hipnose não é nada mais que a parte consciente da sua mente, a parte pensante, ser calma o tempo suficiente para que o seu subconsciente (que conduz o seu “comboio” interior, sempre a apressa-lo e a dizer-lhe o que deve e não deve fazer) possa se apoderar de ideias que sejam mais benéficas e positivas para si.

 

Aprender a auto hipnose é relativamente fácil mas como qualquer outra nova habilidade, necessita de prática. Compremeta-se consigo próprio de fazer pelo menos 2-3 vezes os seguintes passos, todos os dias até se torna uma segunda natureza para si. Não há uso de drogas, procedimentos médicos, nem condições perfeitas que tenha que alcançar. Apenas pratique e a sua mente irá começar a colaborar.

 

  1. O primeiro passo é encontrar um local tranquilo onde se possa sentar por cerca de 5 minutos sem ser interrompido. Não irá querer que o telefone toque, que os seus filhos apareçam para perguntar algo ou que apareça o seu chefe. Para algumas pessoas estarem estacionadas (com as portas fechadas – a segurança sempre em primeiro) ou entrar numa casa de banho pública por alguns minutos pode funcionar melhor. Seja como for, encontre um local de que goste, onde se sinta seguro e onde se possa sentar confortavelmente. Certifique-se de que as suas costas estão bem apoiadas e que não haja o risco de cair ao começar a relaxar.

 

  1. Comece por descruzar as suas pernas e permitindo que as suas mãos repousem confortavelmente no seu colo. Estando confortável, comece por fazer uma respiração profunda. Inspire pelo nariz e expire pela boca de forma calma e gentil. Foque a sua atenção na sua respiração – imagine que de alguma forma consegue ver o ar a entrar e a sair. Faça mais duas respirações profundas e na terceira respiração, ao expirar, feche os seus olhos.

 

  1. Mantenha-se ali sentado por alguns minutos, apenas permitindo que a sua respiração flua, ao entrar e ao sair e foque toda a sua atenção na sua respiração. Sempre que a sua mente quiser pensar em algo, ver que horas são ou impulsiona-lo a que se levante para fazer algo, gentilmente desvie a sua atenção desse pensamento e foque a sua atenção na sua respiração. Não faça mais nada além de respirar.

 

  1. Quando estiver completamente relaxado e focado na sua respiração, permita que o seu corpo fique muito pesado onde estiver sentado. Observe as suas pernas e os seus braços a ficarem pesados e quase colados ao assento onde está. É um estado confortável e, em geral, muito relaxante, devido a render-se ao seu peso corporal e ao se deixar afundar onde quer que esteja.

 

  1. Quando estiver muito relaxado, gentilmente e silenciosamente na sua mente, comece por repetir um mantra positivo – por exemplo, “ estou calmo, estou em controlo, estou relaxado”. Repita este mantra muitas vezes, ou encontre um que ressoe consigo. Aconselha-se que se trate na primeira pessoa e de forma positiva, encorajadora mas também calmante.Repita isto muitas vezes e permita que o seu corpo se deixe relaxar e preencher com os sentimentos tranquilos que está a gerar.

 

  1. Quando acabarem os seus 5 minutos (pode ter que colocar um alarme na primeira vez que o fizer mas com o tempo a sua mente irá dizer-lhe quando os 5 minutos acabaram), irá começar a sentir a energia a regressar ao seu corpo, irá focar-se em cada membro e área e irá enviar energia e confiança a essas áreas e irá fazer mais 3 respirações profundas, novamente inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Conte lentamente de forma decrescente de 10 para 1 e quando chegar ao 1, abra os olhos. Permita-se estar ali sentado por mais uns minutos e desfrute da experiência positiva de se dar a si mesmo este tempo valioso.

 

Este processo não é o mesmo que meditação, porque é mais activo. Está a unir a sua mente e corpo mas está a fazer isso de uma forma calma e centralizada. Se não pode despender 5 minutos por dia, 2-3 vezes por dia, comece com menos e vá aumentando. Uma vez que pratique isto, irá encontrar os mesmos sentimentos e pensamentos calmos que transbordam nas suas actividades diárias, mesmo quando estiver com os olhos abertos. Pode ser uma óptima forma de cura para o stress e preocupações e não custa nada, excepto 15 minutos do seu tempo.

 

Tradutora do artigoSónia Lucas, Hipnoterapeuta Clínica pela London College of Clinical Hypnosis, membro e faz parte dos Órgãos sociais da AHCP – Associação de Hipnose Clínica de Portugal.

 

Artigo original:

https://www.psychologytoday.com/intl/blog/understand-other-people/201910/the-healing-practice-self-hypnosis?fbclid=IwAR3zHesxE1Epcyx1NjohF57IomgF6hdrTNPsZoLFcGqfdtBT22XsajW21ig